Nossa história

A Associação Feminina de Assistência Social e Cultura – AFAS, com sede em Belo Horizonte – MG, é uma Organização Não Governamental, com fins filantrópicos, de caráter beneficente, educativo, cultural, esportivo, assistencial e social, sem finalidade política ou religiosa.

Foi criada em 05 de junho de 1970, por esposas de militares que, à época, se reuniram com a finalidade de atender as demandas sociais das famílias militares que passavam por dificuldades sócio-econômicas.

Durante muito tempo, as ações ficaram restritas à distribuição de cestas básicas. Com a mudança do perfil do público atendido, a instituição evoluiu e cresceu no intuito de promover a assistência social, através da participação em projetos, de cursos e assessoria técnica nos campos sócio-assistenciais relativos à educação, à saúde, à alimentação, ao trabalho, ao lazer, ao esporte, à cultura, à maternidade, à infância, à adolescência e à assistência aos atendimentos em caso de vulnerabilidade ao seu público alvo.

A AFAS possui registro junto ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), sendo reconhecida como entidade de utilidade Pública Municipal e Estadual. Também está inscrita na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDESE) e no Cadastro de Concedentes (CAGED) junto à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG).

Todas as atividades desenvolvidas pela AFAS são construídas com o objetivo de promover mudanças na sociedade, minimizando problemas das relações humanas e promovendo a capacidade e aptidão dos indivíduos e famílias para que esses possam conquistar melhores níveis de qualidade de vida. Assim, acreditamos que nosso trabalho é fonte de construção da cidadania, defesa da democracia e da justiça social, e que nosso dever é ampliá-lo cada vez mais.

Missão

Ser reconhecida pela família militar como uma instituição social de referência no estado de Minas Gerais.

Visão

Transformar vidas por meio da assistência social e cultura com qualidade e respeito.

Valores

Ética e transparência; Respeito e equidade; Credibilidade e responsabilidade; Acolhimento e autonomia; Qualidade e presteza.