A Polícia Militar de Minas Gerais existe há 246 anos, mas foi apenas em 1981, sob o comando do Cel Jair Cançado Coutinho, que a primeira turma de mulheres foi criada. Na época, 2.400 candidatas se inscreveram para o concurso público e 120 foram selecionadas para participar do curso onde, após seis meses de preparação profissional, as alunas foram formadas com êxito e promovidas à graduação de 3º Sargento PM.
Quando a companhia foi criada, a ideia principal era que as policiais lidassem principalmente com os casos de menores infratores e mulheres envolvidas em atividades ilícitas, mas ao longo dos anos a mulher militar vem conquistando seu espaço e exercendo inúmeras atribuições, com destacado papel na instituição. Primeiro de setembro marca uma trajetória de luta contínua em um espaço predominantemente masculino, onde as policiais femininas tem demonstrado, a cada dia, que força e leveza podem sim caminhar juntas no ambiente militar.
A AFAS deseja que nos quarenta anos da mulher na PMMG possamos valorizar essas profissionais por continuarem protegendo a sociedade em meio às adversidades e que no futuro mais mulheres sintam-se encorajadas a realizar o sonho de fazer parte da PMMG.